Um livro essencial para entender o Brasil

Entender o Brasil não é fácil e todos nós sabemos disso. Há muitos livros e documentários que tentam explicar a nossa complexidade, nossa cultura, nossa gente, nossos governos.

Acredito que o historiador Jorge Caldeira tenha conseguido essa árdua tarefa em seu mais novo livro História da Riqueza no Brasil – Cinco Séculos de Pessoas, Costumes e Governos, lançado em outubro de 2017 pela Editora Sextante, com 624 páginas.

Como afirma a premiada historiadora Mary Del Priori, “História da riqueza no Brasil é ao mesmo tempo tão monumental quanto síntese. Há algumas definitivas, como as do trio Gilberto Freyre-Sérgio Buarque de Holanda-Caio Prado. A diferença? São mais de quinhentos anos relidos e explicados em nova chave. Pois para realizar a sua, Caldeira serviu-se de disciplinas vizinhas, a antropologia e a econometria, enriquecendo interpretações que já vinha consolidando em obras anteriores.

A antropologia lhe permitiu se aproximar do passado, iluminando objetos como a família, a mestiçagem, atitudes econômicas, as alianças de poder, revelando sua surpreendente permanência ao longo de cinco séculos. Quanto à econometria, essa forneceu medidas e estatísticas mal e pouco conhecidas de grande parte dos historiadores, para apreender fatos que só mediante esta abordagem são capturáveis.”

O livro de Jorge Caldeira é uma leitura essencial para qualquer brasileiro, para que possa compreender de forma clara,objetiva, simples e concisa o que nos faz brasileiros, como fomos formados, e, principalmente, porque estamos onde estamos como País e como Nação.

Lendo o livro, o leitor compreenderá que somos mais Tupi que europeus e como nossa herança indígena nos moldou em quase todos os aspectos da vida, inclusive a política.

Lendo o livro, o leitor entenderá como a “política do segredo” nos manteve ignorantes por séculos e suas consequências hoje.

Não deixe de ler este livro se você quiser ser um brasileiro mais lúcido.

Pense nisso. Sucesso!

Fonte: https://www.agrolink.com.br