O que pensa o Brasileiro – Por Luiz Marins

Quando o Brasil todo se discute e se autoanalisa, é bom revisitar algumas pesquisas já realizadas sobre como pensa e o que deseja o brasileiro como povo, como nação.

A pesquisa realizada pela INTERSCIENCE em 2004 mostra que 78% dos brasileiros têm como valor a honestidade; 77% a verdade; 72% a confiança, como pode ser visto acima. Daí entendermos o apoio popular à Lava Jato e outras operações similares de combate à corrupção em todos os níveis. Leia mais…

Assim, a maior indignação sentida pelo brasileiro é não conseguir fazer valer esses valores no dia a dia, e a sensação de impunidade que tem em relação aos que transgridem as leis, normas e mesmos regras básicas de civilidade.

Outra pesquisa realizada em abril do ano 2000 pelo DATAFOLHA, mostra que os brasileiros acreditam que o que deva ser valorizado nos próximos anos são a família, o trabalho, o estudo e a religião.

Assim, várias pesquisas, entre elas as duas aqui mostradas, nos indicam que, diferentemente, do que somos levados a acreditar, o brasileiro tem como valores a honestidade, a verdade, a confiança, o respeito ao outro e ainda quer a proteção da família, do trabalho, do estudo e da religião.

Como sempre, haverá pessoas que não acreditam no que essas pesquisas nos apontam. A evidência, porém, tem nos apontado que elas retratam bem o que pensa a maioria dos brasileiros.

Pense nisso. Sucesso!

 

Fonte: Agrolink