CTC

O Centro Tecnológico do Chasqueiro Ltda. (CTC), localizado no 3º distrito de Arroio Grande, foi criado em 2011, com o objetivo de pesquisa e desenvolvimento no manejo da cultura do arroz irrigado, integração lavoura pecuária, rotação de culturas envolvendo arroz, aveia, azevém, cevada, milheto, milho, soja, sorgo, trigo e culturas adaptadas ou adaptáveis à região, nutrição de plantas e tecnologia de sementes, entre outros, com a possibilidade de treinar e capacitar a equipe da Planfer com o intuito de fornecer aos clientes uma prestação de serviço diferenciada. ctc
A área de 28ha do CTC está dividida em uma parta sistematizada composta por 30 talhões de aproximadamente 0,3 ha cada um e outra não sistematizada com área de 12,9 ha, além de contar com laboratório de dosagem de produtos e escritório.

O CTC dispõe de uma estação meteorológica, integrante do serviço Agrodetecta da BASF.

O Agrodetecta é um serviço de monitoramento agrometeorológico  composto por uma rede de estações, modelos físicos de favorabilidade para ocorrência de doenças e previsão do tempo. Estas, por sua vez, irão fornecer o prognóstico para até 10 dias do risco climático para o controle fitossanitário na lavoura, mitigando os prejuízos e consequentemente gerando economia de recursos e os impactos ao meio ambiente.

Nesta estação é possível o acesso a dados instantâneos, diários, semanais e mensais de precipitação (mm), precipitação acumulada (mm), temperatura (máxima, média e mínima em °C), umidade relativa (máxima, média e mínima em %), radiação (W/m2), velocidade do vento (km/h), potencial de água no solo (KPa), temperatura do solo (máxima, média e mínima em °C) e duração do período de molhamento foliar (h).  É possível também, exportar dados diários das variáveis meteorológicas citadas anteriormente para um arquivo Excel a partir de dezembro de 2012.

Anualmente é realizado um dia de campo no CTC com o intuito de mostrar aos clientes da Planfer os experimentos ali feitos e também as tendências de manejo para lavouras.